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Publicado em: 24 de maio de 2018 - Ás: 17:36 - Categorias: Brasil> Destaque.

Trabalhador pode consultar os benefícios do INSS de forma ONLINE

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Por Ana Thayssa Ulisses

A Previdência Social utilizava o sistema DATAPREV para que os segurados pudessem fazer consultas de seus benefícios do INSS, extratos, CNIS dentre outros.

Este sistema ficou defasado e foi substituído pelo “Meu INSS”.

A principal finalidade desse novo sistema é oferecer mais segurança para o segurado que deseja consultar seus benefícios, e claro dar mais facilidade e acessibilidade.

Infelizmente, a grande maioria dos trabalhadores ainda encontra dificuldades na hora de conseguir realizar qualquer procedimento, visto que a Previdência erra na hora de não colocar quase nenhuma ajuda ou guia sobre o assunto nos sites oficiais.

Pensando nisso, criamos um pequeno guia que irá ajudar o trabalhador na hora de consultar o seu benefício e se manter atualizado com seu Extrato do INSS.

Como o MEU INSS funciona?

O novo sistema tem como maior finalidade a segurança do segurado, é por isso que para ter acesso a ele é necessário que se valide uma senha, que dará acesso aos serviços por ele disponibilizados. O segurado terá que acessar o site: meu.inss.gov.br, escolher a esquerda o serviço que deseja obter e preencher os dados que serão requisitados na próxima página.

A próxima página irá requisitar informações pessoais para validar a sua senha, como seu nome completo, CPF, data de nascimento e nome da sua mãe, você poderá seguir para a página seguinte.

Nesse momento, logo depois de realizar o seu cadastro, você será direcionado a uma página onde serão feitas algumas perguntas para verificar se as informações dadas são corretas e verdadeiras, depois das confirmações vai surgir a sua senha provisória.

Este passo é o mais importante, será feito uma série de perguntas sobre seus benefícios e contribuições. Como por exemplo:

* Se você já trabalhou de carteira assinado.

* Aonde você estava trabalhando no ano X

* Se você já contribuiu para o INSS

* Qual a última vez que você recebeu algum benefício da Previdência.

Quando terminar esse procedimento, você pode ir novamente ao site do MEU INSS, utilizar seu login e senha, já validada, para acessar o sistema e obter as informações que deseja sobre os seus benefícios, e demais serviços por lá oferecidos.

Infelizmente, se o segurado errar as perguntas ou não souber responder, a única forma de se gerar a senha é indo pessoalmente ao posto de atendimento da Previdência Social para validar o seu cadastro.

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O que pode ser verificado no MEU INSS?

Existem vários serviços oferecidos pelo MEU INSS, é possível obter várias informações através do sistema, como:

* Histórico de crédito de benefícios;

* Carta de concessão;

* Extrato previdenciário;

* Agendar perícias;

* Consultar revisão do benefício;

* Declarar regularização de contribuinte individual;

* Encontrar agências do INSS;

* Consultar declaração do benefício.

O INSS resolveu disponibilizar esses serviços em um só lugar.

Por causa do cadastro algumas pessoas tendem a achar bem mais difícil no início, mas depois desse ato fica bem mais simples.

São serviços muito importantes para o segurado, não tendo que se deslocar do conforto do seu lar, e enfrentar filas enormes nos postos de atendimento da Previdência Social.

MEU INSS APP

Na época de tanto desenvolvimento em que estamos inseridos, é necessário se adequar, antes o sistema do MEU INSS, só poderia ser acessado através de computadores PC, ou notebooks.

O sistema que já era mais seguro e fácil, foi adaptado para Aplicativo, ou seja, agora ficou muito mais acessível, pois pode-se fazer a consulta por celulares, tablets e em todos os outros equipamentos compatíveis ao app.

O aplicativo é gratuito, e está disponível no Google Play e IOS, depois disso é só se cadastrar e validar uma senha.

Feito em parceria com o http://www.saibaseusdireitos.org

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